A agricultura sustentável vem sendo bastante discutida sobre alternativas para o desperdício da água. Dentro desse contexto, a horta hidropônica vem sendo usada como uma grande opção para a atualidade. De acordo com o agrônomo João Marcos, graduado em Agronomia pela UFRA, a hidroponia ajuda na economia da água na questão que a mesma água do início do projeto, vai ficar circulando no sistema de hidropônico. Ou seja, não vai ser descartada em nenhum momento. Mesmo que que aja alguma bactéria maléfica para outro cultivo dentro da hidroponia, essa água pode ser usada em outras plantações
diferentes.
A horta hidropônica nada mais é que um sistema de cultivo de plantas que não utiliza solo como meio de crescimento. Em vez disso, as plantas são cultivadas em água enriquecida com nutrientes, permitindo que suas raízes se desenvolvam. Sua função é inovar como as pessoas veem a agricultura e expandí-la para mais brasileiros. Portanto, essa horta tem como objetivo facilitar o acesso ao agro para brasileiros tradicionais. Dessa forma, com algumas garrafas pets ou até mesmo canos de pvc, se torna possível ter uma dentro de casa.
Em entrevista, o engenheiro agrônomo João Marcos quando perguntado sobre a importância da hidroponia na produção de alimentos, ele diz que “A gente consegue, em um espaço pequeno, produzir bastante alimentos sem precisar de uma grande quantidade de espaço para produzir um número bom de alimentos”.
No caso, atualmente a hidroponia atualmente é mais utilizada para a horticultura, como couve, alface, coentros plantas de curto período para ter um retorno mais rápido. Além disso, nas plantações, é possível criar condições dentro da hidroponia para que consiga ter resultado em um curto espaço de tempo, até
mais que o solo. A horta hidropônica traz benefícios lucrativos para o cultivador. Lucro em pouco tempo e de fácil comercialização. Assim, o projeto tem futuro promissor para a água e a população. Na atualidade, a hidroponia faz sentido para um Brasil melhor e mais sustentável.
Projeto do 3° Ano C (matutino)