Rondon do Pará deu um passo importante na valorização do Taekwondo, ao realizar durante o final de semana, seu primeiro torneio interno, reunindo atletas de várias faixas etárias e categorias, incluindo infantil, juvenil, adulto, masculino e feminino.
A competição aconteceu em um cenário diferenciado: o recanto dos guerreiros, um sítio cuidadosamente escolhido para promover o evento, marcando uma experiência única ao combinar esporte junto da natureza.
A iniciativa contou com a presença da mestra Geane Martins, faixa preta 5° dan, natural de Belém, que veio especialmente para prestigiar e colaborar na organização.
Junto a ela, esteve o idealizador do evento, mestre Lorran Moreira, faixa preta 4° dan e seu aluno , que desempenhou papel fundamental na realização do torneio e no fortalecimento do esporte no município.
A cerimônia não foi apenas uma competição, mas uma celebração do crescimento do Taekwondo na região. Rondon do Pará, tem demonstrado que o esporte está enraizado na cultura local. Desde primos campeões paraenses, como Jonathan e Kenzo Lacerda, ambos 1° dan faixa preta, até jovens promessas do esporte como o jovem atleta José Henrique.
A mestra Geane enfatizou a importância de eventos assim: “É um momento inusitado, pois a primeira vez que realizamos uma competição ao ar livre, no sítio, enquanto normalmente tudo acontece em ginásios. Este contato com a natureza tem sido maravilhoso, e nos enche de esperança pelo interesse de tantos jovens pela arte marcial”. Temos dois faixas pretas aqui em Rondon, o que mostra que estamos crescendo de forma significativa”.
Mestre Lorran também falou sobre o impacto do evento: “É fundamental promover essas conexões, trocar experiências com outros professores. Toda competição incentiva e desenvolve o espírito de perseverança”. Ele destacou ainda a importância de ampliar a estrutura para futuras edições, prometendo crescimento e maior participação.
A mãe de um dos alunos, Helenice Moreira, compartilhou seu entusiasmo: “Colocar meu filho no Taekwondo foi a melhor decisão que tomei. Ele evoluiu em disciplina, autoestima e saúde. Sou muito grata ao mestre Lorran por acreditar no potencial dele”, concluiu.
Por Ícaro Lima