Mais um setembro se encerra, um mês que nos mostra que o final do ano está próximo e que a correria de nossas rotinas estão, cada vez mais, nos deixando atarefados ou distantes do que realmente importa. Para ser mais preciso, o mês finda, mas o Setembro Amarelo não! Passa ano e inicia ano, estamos aqui falando em Prevenção ao Suicídio, e o quão importante é a prevenção.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia, quão triste são estes dados. Quando falamos em informações estatísticas que fazem referência ao suicídio devemos nos atentar em uma coisa: Estamos falando em VIDAS, isso mesmo, família, histórias, grupo de amigos e tudo na qual um indivíduo possa pertencer.
Este mês amarelo deve se estender por todos os dias em todos os anos. Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu, mesmo em pleno 2023! É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise, busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha, a busca profissional nunca demonstrará fraqueza, o importante é saber o que te leva até ele!
Não devemos romantizar a busca por auxilio, devemos informar e alertar a todos que o adoecimento existe e que a alternativa buscada através do suicídio, não é a morte em si, mas o findar do sofrimento psicoemocional, então o acolhimento nos permite ser agentes transmissores de cuidado e atenção para alguém que tanto precisa. Vamos nos permitir mostrar para todos que TODA VIDA IMPORTA e que os 14 mil casos que são registrados todos os anos não trata-se de números.
É setembro todos os dias no @papoeterapia.